Tratamentos e Dúvidas Frequentes

O que é enxaqueca?

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que geralmente acomete mais mulheres jovens, mas que também pode acontecer em homens e em pessoas de todas as idades. Atualmente é segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo segundo a Organização Mundial da Saúde.

Enxaqueca tem tratamento?

Sim, existe tratamento para a Enxaqueca, ao contrário do que muita gente acredita. Se por anos você acreditou que sentir dor é normal e que você já acostumou com essa realidade, está na hora de mudar seu pensamento e buscar ajuda para melhorar sua qualidade de vida.

QUAL O TRATAMENTO PARA ENXAQUECA?

Saiba que se você chegou até aqui é porque já está a apenas mais um passo de conseguir o tratamento da sua dor de cabeça. Isso porque o que você precisa é um neurologista experiente e eu posso te ajudar. Para o tratamento da enxaqueca pode ser necessário uso de medicamentos, além de uma boa revisão do seu estilo de vida. Na consulta vou te orientar melhor como fazer.

é possivel evitar a enxaqueca?

Sim, e entender melhor sua enxaqueca desde a sua primeira consulta comigo vai ser um dos pilares do seu tratamento. Vai ser esse conhecimento também que vai permitir que você viva bem mesmo sem precisar usar o remédio de prevenção das crises de enxaqueca para sempre.

quantos dias dura a crise de enxaqueca?

A crise de enxaqueca dura, classicamente, de 4 a 72 horas - ou seja, pode chegar a 3 dias seguidos de dor. Isso é muito incômodo para o paciente e é preciso que a dor seja tratada de forma eficiente desde o início para que não se prolongue tanto. E eu vou te ajudar com a indicação do melhor remédio no seu caso.

o que fazer em uma crise de enxaqueca?

Você vai ser orientado na consulta comigo sobre a melhor forma de abordar uma crise de enxaqueca - seja com as medicações adequadas indicadas para seu caso, seja com medidas comportamentais. Você também terá acesso ao meu número de telefone para contato no WhatsApp caso esteja precisando de auxílio com uma crise mais forte.

toda dor de cabeça é enxaqueca?

Não, existem centenas de tipos de dores de cabeça e nós, neurologistas, somos os médicos que se dedicaram a estudar melhor sobre elas. Existem sinais de alarme que avaliamos para descartar causas graves, como tumor e AVC. Por isso, se você acha que alguma coisa está diferente na sua dor de cabeça, ou mesmo, se você começou a sentir uma dor que não tinha antes, agende uma consulta.

Qual a relação entre enxaqueca e acupuntura?

Trabalhos são favoráveis a realização de acupuntura em casos de enxaqueca, especialmente no quesito redução de dias de dor. Além deste benefício direto, observa-se melhora no padrão de sono e da qualidade de vida como um todo - o que também vai favorecer o controle da doença. É um tratamento indicado para todos os casos, em especial para pacientes com contraindicações ao uso de medicamentos preventivos, como gestantes, ou aqueles com efeitos colaterais às medicações. Importante ressaltar que deve ser executada por profissional capacitado na área, que domine a técnica correta. Cuide-se! Você merece! Saiba, é possível viver sem dor de cabeça.

Quando devo me preocupar com uma dor de cabeça?

Geralmente sinais de alerta para dores de cabeça são: mudança no padrão da dor, início de dor após 50 anos de idade, a pior dor da vida do paciente, dor que acorda o paciente de madrugada, dor desencadeada por esforço físico ou atividade sexual, dor associada a confusão mental, alteração de força ou desmaio, dor de cabeça com febre, e também pacientes que estejam em tratamento com imunossupressor, como para doenças autoimunes ou câncer e pacientes com AIDS.

toda crise convulsiva é epilepsia?

Não, primeiramente é fundamental definir muito bem o que foi esse episódio de crise e avaliar a história do paciente e dos seus familiares, descartar causas que podem ter contribuído para o evento e também analisar os exames complementares, como a tomografia ou ressonância magnética de crânio e o eletroencefalograma.

É POSSÍVEL TER CONVULSÃO MESMO TOMANDO REMÉDIO?

É possível sim e existem algumas explicações. Medicação não adequada para o tipo de crise epiléptica do paciente (há inclusive casos de anticonvulsivantes que pioram certos tipos de crise); Baixo nível no sangue da medicação, que pode ocorrer por dose inadequada: dose prescrita pelo médico está baixa; paciente não toma a dose recomendada; outras medicações que interferem na disponibilidade do anticonvulsivante; Tomada da medicação em horários irregulares; Poucas horas de sono; Uso de bebida alcoólica - o álcool pode facilitar a ocorrência de crises. Tenha acompanhamento regular com seu neurologista! Bom tratamento!

QUAIS OS SINTOMAS DA DEMÊNCIA?

Paciente com demência apresentam comprometimento de funções cognitivas como memória, atenção, linguagem, habilidade de realização de tarefas e percepção visuoespacial. Então eles podem começar a ficar repetitivos, com dificuldade de reter novas informações, sem conseguir terminar frases por falta de palavras, se perderem em lugares conhecidos ou passarem a desempenhar tarefas que faziam antes com facilidade em maior tempo, ou mesmo sem conseguir terminar. Se você estiver percebendo um desses sintomas em um dos seus familiares, traga ele em consulta.

Quais os fatores de risco para demência?

Um dos principais fatores de risco é a idade, mas aqui vou focar em te falar fatores de risco modificáveis. São eles: hipertensão arterial, diabetes, aumento de colesterol, sedentarismo, tabagismo e etilismo, depressão, ansiedade e insônia não tratados, baixa interação social e baixa escolaridade. Saiba, muito melhor atuar na prevenção, mas sempre é tempo para mudar os hábitos e melhorar a qualidade de vida.

Existe tratamento para as demências?

Sim. Existe tratamento, mas infelizmente não necessariamente cura em todos os casos. Existem demências que chamamos de reversíveis, estas sim, podem ter cura se tratadas logo no início - são exemplos: tumores, depressão, alterações metabólicas e deficiência de vitaminas, encefalites autoimunes. No entanto, as não reversíveis, como é o caso da Doença de Alzheimer, não têm cura, mas sim possibilidade de tratamento de retarde o avançar dos sintomas. Lembre-se, quanto mais cedo seu familiar for consultado e tiver o diagnóstico, melhor.

como ajudar um familiar com demência?

Por vezes nossa tendência é deixá-lo mais quieto, sentado no sofá, em frente a televisão. E isso não é bom, temos que sempre estimulá-los a exercer atividades, tarefas, incluindo o que ele já tinha costume de fazer e mesclando com coisas novas. Estimule a leitura, ou que desenhe ou pinte. Que anote o que fez durante o dia, que fale no telefone com familiares e amigos. Cuidar das plantas e do quintal também pode ser uma ótima opção. Veja se estão usando os óculos adequados, aparelho auditivo, se o ambiente está iluminado e sem muito barulho. Com certeza ele terá muitos benefícios com estas atitudes simples e elas demonstrarão muito do nosso carinho.

TODO TREMOR É DOENÇA DE PARKINSON?

Não, isso não é verdade. E a melhor maneira de tirar a dúvida é em consulta com um neurologista, já que o diagnóstico da Doença de Parkinson é clínico. Neste caso, além do tremor, outros sintomas poderão estar presentes, como rigidez, lentidão de realização de movimentos, alteração na mímica facial, alteração do olfato, contipação intestinal e alteração também do sono. Uma causa comum de tremor que muitas pessoas confundem com o Parkinson, por também poder se iniciar em pessoas com maior idade, é o tremor essencial. Não fique na dúvida. Marque a consulta do seu familiar para vocês entenderem melhor a diferença dos tipos de tremor.